Portal de Empregos e Curso da cidade do Alto Tietê Vagas de emprego e Empregos - Anuncie currículo grátis | Portal Alto Tietê
 

O primeiro currículo a gente nunca esquece

Ao longo da nossa vida inteira enfrentamos muitas “primeiras vezes”: a primeira ida à escola, o primeiro passeio de bicicleta… E é claro que a busca pelo primeiro emprego não será diferente. Sim, vai dar um friozinho na barriga, mas posso te dizer uma coisa? Arrancar o primeiro dente de leite dá muito mais medo!

Passo 1: Autorreflexão
Se eu fosse abrir uma empresa hoje e te convidasse para fazer parte do meu time, como você poderia me ajudar? Quais as suas habilidades e o que gosta de fazer?

As respostas dessas perguntas serão fundamentais para a elaboração do seu currículo e também irão te guiar na busca pelo primeiro emprego.

Passo 2: Pesquise as oportunidades disponíveis
Dê uma olhada em alguns sites de emprego, como o portalaltotiete.com.br/emprego, e comece pesquisando algumas habilidades que você possui (como por exemplo “atendimento ao cliente”, “conhecimento em informática” etc.). Em seguida refine a pesquisa pela região de trabalho. Leia com atenção os anúncios e verifique se você possui todos os requisitos mínimos. Crie um currículo personalizado para cada vaga de interesse e coloque o “cargo” no campo “objetivo” de seu CV.

Dica: seja realista e aceite empregos operacionais. As promoções de carreira e de salário virão com a conquista de experiência e habilidades.

Passo 3: Elabore seu currículo
O formato seguirá a estrutura básica de um currículo com experiência . A única diferença é que, no seu caso, você terá que dar mais destaque em suas habilidades, conhecimentos acadêmicos e perfil pessoal.

Dica: explore experiências como: Empresa Júnior, trabalho voluntário, representante de classe ou até mesmo aquela ajuda na loja doces do seu tio que você deu nas férias.

Passo 4: Não vale “encher linguiça”
Se está faltando conteúdo em seu currículo, é sinal que você não fez a sua parte. Feche as redes sociais algumas horas e invista tempo participando de palestras e cursos relacionados à área que você almeja trabalhar. Afinal, a internet está aí para todos e a desculpa da “falta de grana” não é mais aceita pelos recrutadores.

Dica: pesquise “cursos profissionalizantes gratuitos” no Google e se surpreenda com o resultado.

Passo 5: Tente, tente e tente mais uma vez
Quanto menor o número de requisitos para a posição, maior a quantidade de ofertas de vagas abertas e, consequentemente, maior a quantidade de candidatos concorrendo com você. Por isso, não se abale se você enviar algum currículo e não for chamado. Oportunidades não faltam, basta pesquisar e tentar.

Thay, se eu seguir todos os passos que você listou eu vou conseguir meu tão sonhado primeiro emprego?

A resposta é não. Se você seguir todos os passos há grandes chances de ser chamado para várias entrevistas. E se isso acontecer, não esqueça de contar para nós nos comentários aqui embaixo